PP&C

Expertise local, alcance global

Advisory

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“FAZENDO do mundo empresarialum lugar menor”

  1. A competitividade faz com que cada vez mais as empresas busquem melhorias em seus processos operacionais e administrativos, visando maximizar seus resultados por meio da redução de custos e incremento de receitas.

    A PP&C é reconhecida pela sua competência em assessorar as empresas na solução de problemas, na viabilização de negócios e na identificação de estratégias.

    A experiência da PP&C é fundamentada em diversos cases de sucesso, alcançados em ambientes de negócios complexos e que tiveram resultados expressivos.


    Auditoria interna

    A PP&C tem relevante experiência em auditoria interna. Desde 1991 dispõe de uma área especifica para trabalhos dessa natureza que é composta por profissionais altamente especializados e capacitados, com vivência nos mais diversos e variados processos de negócios, com diversificada carteira de clientes.


    Os trabalhos de auditoria realizados pela PP&C não se limitam à verificação das políticas, normas, procedimentos, legislação aplicável e dos procedimentos contábeis e fiscais. Eles estão fortemente suportados por uma metodologia que considera a avaliação das estratégias do negócio, as alternativas que possam trazer melhorias na eficiência financeira e operacional. Esse diferencial é fundamentado na reconhecida competência que a PP&C tem na gestão de negócios.

    O staff da PP&C é permanentemente treinado, possui experiência em auditoria interna e externa, nos requisitos da Lei Sarbanes Oxley - SOX, em revisões nas áreas de impostos, das rotinas da área de pessoal, TI, em trabalhos de aquisições e fusões o que possibilita aos seus profissionais ter uma visão muito mais abrangente e eficaz para a função de auditoria interna. Esses profissionais estão habilitados a desenvolver os trabalhos inerentes a um departamento de auditoria interna, envolvendo:
    • Mapear processos
    • Identificar riscos e atividades de controle, avaliar controles internos, testar sua eficiência, antecipar eventuais problemas e oferecer recomendações para fortalecer e aprimorar esses controles
    • Auxiliar na criação e manutenção de um ambiente eficaz para a operação dos controles, apresentando ou discutindo estratégias, alternativas de melhora da eficiência operacional, políticas, normas e procedimentos
    • Avaliar a correta aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade e a adequação no cumprimento das diversas legislações
    • Investigar e apurar responsabilidades por fraudes
    • Oferecer suporte à alta administração para uma melhor compreensão das operações da empresa, possibilitando uma ação mais ativa e integrada
    • Identificar áreas passíveis de melhorias ou de redução de custos
  2. Gestão de risco e Compliance

    Desde a edição das leis Sarbanes Oxley, Basiléia II e a atual Lei Anticorrupção as organizações se viram obrigadas a fazer um realinhamento estratégico e olhar a governança, o risco e a conformidade como parte essencial do alinhamento estratégico de seus negócios.

    Tendência global, as boas práticas de gestão conquistam a adesão das empresas brasileiras, diante da constatação de que a governança corporativa possibilita o incremento do lucro das empresas e o aumento de seu valor de mercado.


    Práticas de governança, gestão de risco e Compliance envolvem pessoas, sistemas, papéis, tempo e, principalmente, dinheiro. Por outro lado a falta ou pouco controle representam, na maioria das vezes, elevado risco. Contudo, gerenciar todos os elementos de governança de uma forma inteligente pode ser um diferencial competitivo.

    Neste contexto, e com o desenvolvimento de metodologias próprias que consideram o uso de ferramentas informatizadas, a PP&C está apta a assessorar as organizações a implantar padrões inovadores de governança e garantir sua efetividade e manutenção no tempo com custos reduzidos.

    Os serviços nessa área compreendem:
    • Levantamento e formalização dos fluxos de informações e de documentos
    • Identificação, avaliação e gestão de riscos
    • Assessoria na implementação de sistemas e práticas de Governança Corporativa
    • Desenvolvimento, implantação e acompanhamento de Comitês de Auditoria, códigos de ética e demais requisitos relacionados às boas práticas e governança corporativa
    • Elaboração de planos e gerenciamento de departamentos de auditoria interna com base na gestão de riscos
    • Implantação e gestão de sistema de Control Self Assessment


    Além dos requisitos societários e de transparência, os serviços da PP&C incluem uma rigorosa análise dos diversos processos, dos riscos existentes, das atividades de controle, das eventuais situações de retrabalho, das possibilidades de eliminação de atividades manuais (planilhas eletrônicas), das oportunidades de integração de informações geradas por sistemas informatizados ou de melhorar as informações necessárias ao adequado gerenciamento. Sob o ponto de vista de segurança, o trabalho permite, ainda, a identificação de pontos críticos ou falhas de controles que podem possibilitar a ocorrência de erros ou fraudes. Também é avaliada a existência ou não de uma adequada segregação de funções.

    São realizados levantamentos detalhados e uma revisão crítica de todos os processos sob a ótica das melhores práticas. Os benefícios alcançados incluem:
    • Aumento da transparência das transações e da gestão
    • Redução de custos
    • Redução das possibilidades da ocorrência de fraudes e de erros
    • Identificação e gerenciamento de riscos
    • Aumento de produtividade
    • Aumento da velocidade e da integração das informações
    • Criação ou revisão dos principais KPI’s utilizados na gestão dos processos e criação de painéis executivos de indicadores direcionados para a alta gerência


    A experiência em trabalhos dessa natureza revela que são vantagens adicionais, produto da metodologia adotada pela PP&C, o envolvimento das diferentes equipes do quadro funcional no diagnóstico e na proposição dos novos processos com conseqüente aumento da visão global de negócios. O envolvimento gerencial nas análises estratégicas dos processos possibilita maior domínio para a gestão da empresa.

    Os produtos finais de um trabalho dessa natureza são:
    • Processos mapeados e formalizados
    • Políticas, normas e procedimentos revistas, alinhadas com as melhores práticas e devidamente formalizadas
    • Identificação e formalização de todas as atividades de controles que possibilitam a implantação de um sistema de Control Self Assessment - CSA, o monitoramento dos controles pela auditoria interna e a revisão, análise e avaliação pela auditoria externa
    • Criação de uma cultura focada na eficiência em controles internos
    • Implantação de mecanismos que garantam o gerenciamento dos processos e de riscos e a sua manutenção no tempo
    • Criação de uma efetiva documentação eletrônica dos processos, normas e procedimentos


    A PP&C desenvolveu uma solução integrada de Governance, Risk Management and Compliance – GRC: o Software , que garante a integridade e a agilidade no armazenamento e na recuperação das informações relativas aos desenhos dos processos, atividades de controle, normas ISO e de atividades regulamentadas, SOX, a identificação e gestão de riscos. É uma excelente ferramenta para a implantação e o gerenciamento de sistemas de Control Self Assessment - CSA.

    A solução permite, através de integração com os sistemas de informações das organizações, monitorar eventos contábeis registrados, pré-agendar e monitorar o cumprimento de testes de controles e registrar e documentar todas essas atividades. Dessa forma o controle de premissas previamente estabelecidas de risco e materialidade passa a ser automático, dando maior segurança e integridade para os gestores.
  3. Fraudes

    Na última pesquisa realizada pelo ACFE (Association of Certified Fraud Examiners) foi constatado que:
    • em média as organizações perdem 5% de suas receitas em fraudes ocorridas a cada ano
    • as fraudes relatadas não foram percebidas, em média, por aproximadamente 18 meses
    • a maioria das pistas em relatórios sobre fraude tem origem em informações dos funcionários da organização vitima
    • os autores com maiores níveis de autoridade tendem a causar perdas muito maiores


    A PP&C possui pessoal altamente especializado, com vivência em inúmeros casos de investigação, que faz uso de técnicas e ferramentas para identificar a responsabilidade pela perpetração de desvios e analisar fraudes corporativas. Os serviços da PP&C se baseiam nos principais conceitos envolvendo a prevenção e o combate a fraudes, bem como, fazem uso de estruturas de investigação e trabalhos de inteligência e análise.


    Os profissionais da PP&C recebem treinamento contínuo sobre os aspectos de prevenção, detecção e correção de atos ligados á fraudes para aplicar nas organizações de maneira eficaz e eficiente. A base dos treinamentos aplicados são os documentos técnicos da organização mais renomada no mundo em questões ligadas á estudos e certificação de profissionais em fraude, a ACFE (Association of Certified Fraud Examiners) e abordam os seguintes itens:
    • Integração da detecção de fraude por meio de auditoria, gerenciamento de risco e Compliance
    • Perfil do fraudador
    • Aspectos que influenciam a ocorrência da fraude
    • Setores em que sofre maior influência do fator fraude e corrupção
    • Ferramentas de prevenção a fraude e corrupção
    • Áreas tendenciosas a sofrer fraude
    • Análise de conflito de interesse que envolvem os profissionais da organização
    • Aplicação de interrogatórios
    • Técnicas de análise de dados para o rastreamento de operações ilícitas
    • Implementação de programas de prevenção à fraude
  4. Adequação a Lei Anticorrupção

    A aplicação da Lei nº 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção, tem aplicação para todas as empresas que praticarem atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira.

    Como medida atenuante às severas sanções previstas, a própria Lei estabelece que as empresas que tenham um programa de Compliance implementado de acordo com seus riscos podem ter as penas reduzidas. A multa pode variar de 0,1% a 20% do faturamento bruto do ano anterior ao ato lesivo. O fator de redução decorrente da existência efetiva de um programa de Compliance poderá ser de 1% a 4% do valor da multa.

    Os dez pilares que compõe o programa de Compliance incluem:
    • Patrocínio e Comprometimento da Diretoria
    • Criação de políticas, procedimentos e controles
    • Código de Conduta, Ética e Ouvidoria
    • Canal de Denúncias e de Investigação
    • Treinamento efetivo e comunicação
    • Gestão e Avaliação de Riscos
    • Atividades de Controles Internos
    • Avaliação, monitoramento e auditoria contínua
    • Monitoramento de terceiros
    • Melhoria contínua


    A PP&C tem expertise para assessorá-lo na implantação e acompanhamento dos programas de Compliance em conformidade com o estabelecido na Lei Anticorrupção.
  5. Implantação dos canais de denúncias e Ouvidoria

    A utilização de um canal de denúncias e a criação de um Comitê Interno de Análise tem o objetivo de reunir opiniões dos funcionários, fornecedores e consumidores da organização, que são registradas como reclamações, críticas, sugestões, denúncias ou elogios de forma anônima, confidencial e segura.

    As principais vantagens de uma ouvidoria são:
    • Fortalecimento da imagem, da cultura, de crenças e de valores da organização
    • Contribuição para a perenidade da organização
    • Redução de passivos judiciais contra a organização por meio de solução antecipada e administrativa de conflitos
    • Aumento da satisfação dos consumidores, colaboradores, fornecedores e usuários de produtos e serviços com os processos, produtos ou serviços adquiridos
    • Redução de custos operacionais, por meio da melhoria dos processos


    A PP&C pode auxiliá-lo na implantação do Comitê de Denúncias e na estruturação do Comitê Interno de Análise.
     
  6. Diagnóstico das práticas contábeis

    Os trabalhos visam identificar e concluir se as principais práticas contábeis adotadas pela sociedade na elaboração e apresentação de suas informações contábeis e financeiras, são adequadas e foram preparadas de acordo com as práticas contábeis no Brasil as quais encontram-se alinhadas às práticas internacionais de contabilidade (IFRS).

    É efetuado um diagnóstico considerando:
    • A correta adoção das práticas contábeis adotadas no Brasil
    • A inspeção e a validação das análises, reconciliações, documentos e relatórios auxiliares que suportam os principais saldos de ativos, passivos e contas de lucros e perdas
    • A revisão da apuração dos impostos diretos e indiretos
    • A revisão e correta apresentação das obrigações acessórias
    • A aplicação de testes de recálculo da Folha de Pagamento e dos Encargos Sociais
    • O efetivo Compliance com a legislação aplicável à sociedade


    Os trabalhos agregam relevante valor para a empresa e a alta administração, pois, asseguram a obtenção de informações confiáveis e de alta qualidade, garantem uma maior transparência das operações, reduzem riscos de erros e consequente autuações fiscais, e ainda oferecem oportunidades de melhorias das práticas contábeis, tributárias, processos internos, trabalhistas e previdenciárias. Esses serviços são desenvolvidos por equipes experientes e que auxiliam seus clientes no encaminhamento estratégico de seus negócios.
  7. Serviços e transações corporativas

    Existem diversos métodos de avaliação de empresas, porém somente 4 deles são mais conhecidos e, consequentemente, mais utilizados:
     
    • Avaliação do patrimônio líquido a mercado
    • Avaliação pela cotação das ações
    • Avaliação por múltiplos de EBITDA
    • Avaliação por fluxo de caixa descontado

    A PP&C possui uma área de avaliação que está preparada para executar trabalhos de avaliação em toda a sua extensão:
    • Identificar o modelo de precificação mais adequado ao negócio
    • Apurar a rentabilidade futura, incluindo a definição de premissas, cenário e indicadores, deve envolver representantes de todas as áreas da empresa que, direta ou indiretamente, possam contribuir para a correta análise das premissas e oportunidades
    • Identificar os KPIs financeiros
    • Analisar os resultados do ponto de vista do negócio, utilizando uma estrutura coerente e testados por meio de comparações com benchmarks de mercado
    • Identificar os riscos financeiros ao retorno da aquisição ou venda
    • Apresentar os resultados previstos de forma abrangente para que o cliente possa compreendê-los e avaliá-los
    • Análise do processo orçamentário e dos sistemas atuais, identificação dos pontos fracos e desenvolver e implantar soluções para o planejamento estratégico e orçamentário considerando as melhores práticas do mercado.

    Planejamento Estratégico e Orçamentário

    Análise dos processo orçamentário e dos sistemas atuais, identificação dos pontos fracos e desenvolver e implantar soluções para o planejamento estratégico e orçamentário considerando as melhores práticas do mercado.

    Revisão e desenvolvimento de sistema de custos

    Adoção de metodologia específica e de qualidade comprovada para a revisão, modelagem e implantação de sistemas de custos que possam atender aos aspectos contábeis, fiscais e,principalmente, gerenciais e de formação de preços de venda.

    Desenvolvimento de estudo de valor

    Elaboração de estudo para definição do valor econômico de projetos, empresas e outros ativos. Entre outras finalidades poderá ser utilizado como parâmetro para negociações de compra e venda de empresas ou participação societárias. Tem como objetivo definir um intervalo de valor de projetos, empresas e outros ativos.

    Avaliação econômico financeira para fins contábeis e fiscais

    Consiste na avaliação econômico financeira com objetivo de oferecer suporte para contabilização de ágios, valores de intangíveis e utilização de impostos.

    Preparação de Purchase Price Allocation (PPA)

    Desenvolvimento da modelagem financeira e preparo do Purchase Price Allocation, com base nos ativos intangíveis identificados pela empresa, para fins de alocação de mais valia em relação ao patrimônio líquido da empresa adquirida.

    Desenvolvimento de modelagem financeira para atendimento aos CPC´s 01, 15 e 32

    Desenvolvimento de modelagem financeira e preparação de testes para atendimento aos CPC´S com emissão de relatório específico para este fim.

    Desenvolvimento de modelling business

    Desenvolvimento de modelagem financeira para atendimento das necessidades customizadas das empresas.

    Planejamento de reestruturação/recuperação de negócios

    Desenvolvimento de estratégias empresariais relacionadas a expansão do negócio, bem como das táticas mais consistentes para cada situação. O resultado é o alinhamento e direcionamento dos recursos disponíveis para alcance das metas dos empreendedores, sejam elas mercadológicas ou financeiras.
  8. Consultoria empresarial

    O estudo e a avaliação dos métodos e do perfil do gerenciamento, controle e condução dos negócios propiciam oportunidades de se discutir conceitos, avaliar os gestores responsáveis pela condução dos negócios, questionar e sugerir novas formas e métodos operacionais, resultando em uma maior coordenação, segurança das operações e a identificação de possibilidades de redução de custos.

    A PP&C tem diversos casos de sucesso na reconstrução e desenvolvimento de novas estratégias visando a transformação de resultados de companhias, aumento de produtividade e de oportunidades de crescimento, todos alcançados em ambientes de negócio complexos e sob constante processo de mudança.

    Os trabalhos incluem:
    • Análise dos processos nas áreas de produção, compras, finanças, administrativa e contábil que resultam na melhora da eficiência e da produtividade, como também na redução de erros e eliminação de atividades que não agregam valor ao negócio
    • Análise da qualidade dos orçamentos, o acompanhamento mensal e a avaliação da estratégia e da efetiva possibilidade de serem atingidas as premissas estabelecidas
    • Avaliação do cash management
    • Avaliação dos critérios de definição de preços e margens
    • Análise da composição e dos critérios de apuração dos custos fixos e variáveis
    • Auditoria das fichas técnicas de produtos
    • Auditoria dos ciclos, paradas, set-ups e perdas
    • Avaliação dos critérios de definição de capacidade instalada (OEE)
    • Auditoria dos indicadores de produtividade e qualidade das diversas áreas
    • Avaliação do regime de tributação adotado para o IRPJ e CSLL
    • Avaliação de alternativas de planejamento tributário com impostos diretos e indiretos
    • Avaliação e apresentação de conclusão quanto à efetiva capacidade de geração de caixa do negócio
    • Análise e avaliação da integridade e do nível de integração dos sistemas informatizados
  9. PMI – Post Merger Integration

    O processo de integração empresarial após aquisições e fusões pode levar meses ou até anos caso não seja trabalhada de maneira adequada. A sinergia empresarial é fundamental para que esse processo ocorra de forma segura e sustentável. Nesse momento é importante um acompanhamento de especialistas independentes para capturar o valor do negócio e buscar a otimização de profissionais, negócios e processos.

    Visando um processo de integração organizado, a PP&C formou uma equipe especializada com profissionais altamente qualificados para ajudar a sua empresa a concluir a integração com sucesso.

    As principais atividades desenvolvidas são:
     
    • Desenvolvimento de comitê estratégico para tomada de decisão
    • Elaboração de escopo e auxilio na descrição das atividades necessárias para a integração (“de”-“para”)
    • Desenvolvimento de cronograma integrado com as atividades chaves entre os diferentes departamentos e processos
    • Avaliação de gestão de riscos operacionais durante o processo
    • Participação como gestor do projeto (definição de prazos e gerenciamento das equipes)
    • Desenvolvimento de plano de ação para os riscos identificados
    • Monitoramento e apresentação dos resultados (evolução do projeto).