PP&C

Expertise local, alcance global

BPM

BPM

BUSINESS PROCESS MANAGEMENT

  1. Revisão de processos: políticas, normas e procedimentos

    Para avaliar se as políticas, as normas e os procedimentos, mesmo que não documentados, estão sendo utilizados em benefício do sucesso dos negócios da empresa, é necessário o desenvolvimento de um trabalho de REVISÃO DE PROCESSOS.
    Trabalhos dessa natureza têm sido procurados com muita frequência pelas empresas e os resultados obtidos com a aplicação da nossa metodologia são entusiasmantes.

    A REVISÃO DE PROCESSOS oferece excelentes oportunidades para a reflexão sobre a gestão e potencializa avanços significativos nas práticas de governança corporativa.

    Algumas vantagens da nossa metodologia:
    • Identifica gaps e oportunidades de melhorias nos processos
    • Facilita a identificação de possibilidades de fraudes, demais riscos e criação de atividades de controle para evitá-los
    • Permite a comparação e a assimilação das melhores práticas de mercado
    • Cria uma cultura focada em eficiência nos controles internos.
       
    Políticas

    O sucesso ou o fracasso de um empreendimento estão, na maioria das vezes, diretamente relacionados às diretrizes ou linhas de ação traçadas pelo empreendedor para o negócio.

    Essas diretrizes ou essas linhas de ação representam o verdadeiro sentido das tão mencionadas POLÍTICAS da empresa. Destacamos verdadeiro sentido porque, com muita frequência, ouvimos de administradores do alto escalão, a utilização indevida desse termo. Falam “políticas” quando o que querem é referir-se às “normas” ou aos “procedimentos”.

    POLÍTICAS caracterizam a empresa e, quando formalizadas, deixam transparente para todas as partes interessadas no negócio (stakeholders) a forma pretendida de relacionamento.

    A transparência das POLÍTICAS permite, entre outros benefícios, a formulação clara dos objetivos estratégicos e a consequente obtenção dos resultados esperados.

    Normas

    NORMAS são os instrumentos da administração para comunicar - deixar transparente - às áreas ou processos da empresa, a “forma” ou as “ordens” de como cumprir as POLÍTICAS.

    As NORMAS documentadas garantirão o cumprimento das políticas em todos os escalões da hierarquia e darão o respaldo necessário à execução dos procedimentos.

    Procedimentos

    São os padrões de execução adotados para o cumprimento das normas.

    É a parte mais dinâmica desse tripé, pois, políticas e normas não mudam com muita frequência. Os procedimentos, porém, devem estar sempre abertos para receber sugestões que acabam resultando nas tão buscadas melhorias contínuas da operação.

    A formalização dos procedimentos oferece muitos benefícios à gestão, entre eles:
    • Previsibilidade do resultado esperado de um processo – padronização
    • Aumento da segurança nos controles internos da organização e da transparência das transações e da gestão
    • Redução de custos operacionais
    • Redução das possibilidades de ocorrência de fraudes e de erros
    • Facilidade para identificação e gerenciamento de riscos
    • Aumento da velocidade e da integração das informações
    • Facilidade para o treinamento das pessoas (principalmente dos novos empregados)
    • Liberação da cabeça dos gestores da “rotina” para “pensar grande” nos negócios.