Controles internos
Os controles internos são os procedimentos, políticas e práticas implementadas para garantir que as operações empresariais sejam conduzidas de forma eficiente, transparente e em conformidade com as regulamentações e políticas internas.
Os controles internos desempenham um papel fundamental na gestão eficaz e na proteção dos ativos de uma organização. Eles são os procedimentos, políticas e práticas implementadas para garantir que as operações empresariais sejam conduzidas de forma eficiente, transparente e em conformidade com as regulamentações e políticas internas.
O principal objetivo da implementação de um adequado Sistema de Controles Internos é a perpetuação dos negócios e garantir que a companhia atinja os seus objetivos operacionais e estratégicos, por meio de:
Padronização dos procedimentos internos: procedimentos bem definidos e padronizados não permitem interpretações individuais e perpetuam o conhecimento.
Menor incidência de erros e fraudes: permite identificar fragilidades nos processos que expõe a companhia ao risco de fraude.
Confiança por parte dos investidores, aumentando o valor da Companhia: o sistema de Controles Internos é um pilar relevante no âmbito da Governança Corporativa. Quanto maior for o nível de maturidade de controles de uma companhia, maior será o nível de confiança dos investidores e demais stakeholders.
Salvaguarda dos ativos da Companhia: permite identificar fragilidades nos processos que expõe a companhia ao risco de perdas financeiras.
Definição de responsabilidades e autoridade: um adequado sistema de controles internos permite que eventuais conflitos de interesses e ausência de segregação de funções sejam identificados e corrigidos.
Abaixo, algumas medidas a serem adotadas para a construção de um Sistema de Controles Internos EFICAZ:
- efetuar o mapeamento das vulnerabilidades e riscos;
- revisar e formalizar os processos e atividades;
- elaborar a matriz de controles internos;
- revisar os níveis de acesso e segurança da informação;
- automatizar e integrar os processos;
- capacitar os profissionais da organização;
- aprimorar continuamente os processos executados; e
- adequar a estratégia à realidade do negócio/mercado.
A metodologia de trabalho da PP&C abrange todos esses itens e contribui efetiva e rapidamente para a evolução da maturidade e para o aprimoramento em Controles Internos das organizações.