ESG
Adotar um programa baseado em práticas de ESG é válido para qualquer empresa, independente do ramo e segmento de atuação. Essa decisão permite elevar a reputação da companhia, melhorar a cultura e os valores praticados, além de contribuir para o atingimento de resultados previstos em planejamentos estratégicos, visto que as práticas de ESG abordam de forma holística todas as esferas empresariais.
A avaliação da aderência das organizações às boas práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa é cada vez mais observada e, em alguns casos, requerida por investidores e stakeholders. A sua implementação agrega relevante valor para a organização e na cadeia de valores de seus produtos ou serviços.
Com as mudanças climáticas cada vez mais presente e a escassez de recursos naturais, o tema sustentabilidade ganha atenção e preocupação vem sendo incluído nas pautas empresarias e nos mais diversos setores da economia, permitindo o fortalecimento da inclusão dos pilares da Sustentabilidade, através da sigla ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, em português) e, sendo considerado uma das principais tendências para os próximos anos.
O ESG fundamenta-se entre questões humanitárias que envolvem toda a sociedade, como racismo, desigualdade social e de gênero. Além de assuntos relacionados ao meio ambiente e debates sobre a estrutura e atuação dos órgãos de governança das companhias.
É uma nova forma de avaliar as empresas de acordo com seus impactos – positivos ou negativos – no que refere-se aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.
A equipe de profissionais especializados da PP&C pode ajudar sua empresa na elevação da governança em ESG.