Governança, Riscos e Compliance

Desde a edição das leis Sarbanes Oxley, Basiléia II e a atual Lei Anticorrupção as organizações se viram obrigadas a fazer um realinhamento estratégico e olhar a governança, o risco e a conformidade como parte essencial do alinhamento estratégico de seus negócios

É uma tendência global inserir boas práticas de gestão e isso tem conquistado a adesão das empresas brasileiras nos últimos anos, diante da constatação de que a governança corporativa possibilita o incremento do lucro das empresas e o aumento de seu valor de mercado.

As práticas de governança, gestão de risco e Compliance envolvem pessoas, sistemas, papéis, tempo e, principalmente, dinheiro. Por outro lado a falta ou pouco controle representam, na maioria das vezes, elevado risco. Contudo, gerenciar todos os elementos de governança de uma forma inteligente pode ser um diferencial competitivo.

Neste contexto, e com o desenvolvimento de metodologias próprias que consideram o uso de ferramentas informatizadas, a PP&C está apta a assessorar as organizações a implantar padrões inovadores de governança e garantir sua efetividade e manutenção no tempo com custos reduzidos.

 

Investigação de denúncias

O nosso exame é conduzido de acordo com as técnicas legais de investigação de fraudes e denúncias, que incluem, mas não se limitam ao exame de livros e registros, análise de gravações de câmeras de segurança, entrevistas voluntárias de pessoal apropriado e outros procedimentos de coleta de provas, conforme necessário, dadas as circunstâncias.

Em determinadas situações, além da emissão do relatório circunstanciado sobre o tema da fraude, alertamos os nossos clientes sobre quais são os riscos que devem ser monitorados e os controles que devem ser revistos e aprimorados. Este é um grande diferencial de nossos trabalhos.

A PP&C oferece aos seus clientes os seguintes principais serviços em investigação de denúncias e fraudes e implantação de canal de denúncia:

  • assessoria na implantação do canal de denúncias;
  • gerenciamento do canal de denúncias;
  • investigação e apuração das denúncias;
  • cessão de mão de obra para investigação das denúncias sob gestão do cliente (staff loan); e
  • participação no Comitê responsável pelo processamento das denúncias.

 

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018, estabelece regras sobre coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento de dados pessoais, garantindo o direito à privacidade e à proteção das informações dos indivíduos. Esta legislação se aplica a todas as empresas que realizam o tratamento de dados no Brasil, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.

A PP&C possui especialistas em processos, tecnologia e consultores jurídicos para auxiliar as organizações na adequada avaliação das necessidades e da implantação da LGPD. Para adequação e conformidade às exigências impostas pela LGPD, nossa metodologia abrange a aplicação dos seguintes principais procedimentos:

  • Reunião de apresentação do projeto: agenda com os sócios e principais líderes do grupo para apresentação do projeto;
  • Assessment da LGPD: avaliação da operação para identificar e mapear os processos que são impactados pelas definições da LGPD;
  • Mapeamento dos processos: mapeamento de todas as atividades que envolvem tratamento de dados pessoais, assim como as operações internas de armazenamento e compartilhamento, identificando tratamento de dados pessoais sensíveis, inclusive por meio da aplicação de questionários e entrevistas para avaliar a situação da empresa em relação à LGPD;
  • Identificação de riscos: análise do ambiente corporativo e identificação da matriz dos riscos de compliance com a LGPD;
  • Inventário dos dados: inventário das fontes de coleta de dados e categorização de quais são os tratamentos dados à informação, conforme sua classificação, incluindo os dados sensíveis e aquelas situações em que o tratamento de dados se enquadra em uma das hipóteses em que é permitido tratar os dados pessoais sem consentimento;
  • Relatório de impacto: relatório contendo os riscos identificados, as alterações, melhorias e adequações necessárias para adequação às definições do regime de proteção de dados definido pela LGPD, identificando as melhores práticas, conforme a finalidade especifica, como por exemplo: consentimento, legitimo interesse, execução do contrato e cumprimento de regulação legal.
  • Discussão dos resultados: os resultados serão discutidos com os responsáveis da empresa, com o intuito de depurar as análises e definir os planos de ação que serão implementados.

Além de assessorar as companhias na implementação da LGPD, os especialistas da PP&C também prestam serviços de Auditoria da LGPD, que visa garantir que a empresa esteja em conformidade com as disposições estabelecidas pela legislação em relação ao tratamento de dados pessoais.

Profissionais para este setor

Outras Áreas de atuação

Conheça nossas Indústrias

Veja as últimas postagens da
área de Notícias PP&C

Vamos manter contato!

Entre pra nossa lista de e-mail e receba novidades em primeira mão!
Sua privacidade é nossa prioridade. NUNCA compatilhamos suas informações.
Sua privacidade é nossa prioridade. NUNCA compatilhamos suas informações.
This site is registered on wpml.org as a development site.