A nova ferramenta de assessoria da alta administração na gestão dos riscos e na tomada de decisões.
Todos os dias, administradores em diversas partes do mundo precisam fazer escolhas que impactarão na vida de funcionários ou de toda a cadeia produtiva de uma empresa. Por isso, é de extrema importância a análise da informação sobre os fatores envolvidos em uma tomada de decisão.
De forma geral, a Auditoria Contínua e o Monitoramento Contínuo têm total relação com tecnologia e a tendência é de aperfeiçoamento constante, com foco em automações e acompanhamento de processos em real time, a fim de suportar decisões, mitigar falhas operacionais, erros e até mesmo fraudes, fortalecendo as estruturas de governança corporativa das empresas.
No atual cenário econômico, que é muito complexo, as organizações têm aumentado o foco na adoção de formas inovadoras para avaliar e gerenciar riscos. E os avanços tecnológicos estão contribuindo para o caminho do uso da Auditoria Contínua e do Monitoramento Contínuo nos processos, transações, sistemas, controles das organizações e tomadas de decisões.
Feeling vs tecnologia: quem prevalece?
Não podemos negar que a intuição desempenha um papel fundamental na tomada de decisão. Por diversas vezes, o sentimento de que um processo representa uma boa oportunidade de negócios nos leva a ter ganhos que uma escolha mais racional não proporcionaria.
No entanto, a tomada de decisões envolve grandes riscos e, cada vez mais, deve ser feita de maneira analítica. Assim, ao executar uma auditoria contínua ou monitoramento contínuo baseado em números, dados e registros financeiros atualizados, um administrador poderá ter como direcionador indicadores precisos e informações mais realistas para sua tomada de decisão.
Quanto maior a penetração da análise de dados na vida corporativa, melhores serão os resultados.
Por onde começar?
O primeiro passo para ter uma cultura de análise de dados para tomada de decisão eficiente é mapear as formas que a empresa armazena e organiza as informações geradas. Contar com dados e sistemas inteligentes é um grande diferencial que minimiza os riscos de perda de informações, otimizando tempo para encontrar os dados necessários e iniciar a leitura correta desse material.
A Auditoria Contínua ou Monitoramento Contínuo é uma função de controle e gestão, que propicia uma visão sobre a atual situação dos processos e do nível de risco ao qual a companhia está exposta, baseado em transações ocorridas. Parâmetros operacionais, análises comparativas ou estatísticas, podem ser outras formas de indicadores gerados, que possibilitam maior suporte para a tomada adequada de decisão.
As técnicas têm como papel monitorar o desenvolvimento das atividades dos processos, sistemas e dados, e propiciar a avaliação do desempenho e da conformidade dos processos e das operações, provendo indicadores e correções ou ajustes necessários nas estratégias.
Como as empresas estão se adaptando a isso?
As empresas vêm adotando cada vez mais a utilização de ferramentas tecnológicas e a adoção dos dados para apoiar a tomada de decisão.
A terceirização total ou parcial dos trabalhos de auditoria interna com pessoal especializado em auditoria contínua tem sido um caminho usado pelas organizações. Assim, elas reduzem custos e o tempo de implantação, pois esse pessoal prontamente passa a ajudar a melhorar a informação de risco necessária para apoiar a tomada de decisões estratégicas em toda a organização.
Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e entenda mais detalhes sobre o tema: ppc@ppc.com.br ou +55 11 3883-1600.
Conteúdo escrito por Marcel Augusto Pereira Guerra, Gerente Sênior de Advisory Services da PP&C Auditores Independentes (map.guerra@ppc.com.br).